Voltar ao site

Tudo que te ensinaram sobre Sucesso e Felicidade pode estar completamente errado

por Paulo Ferreira, agosto 2017

· sucesso,felicidade,Carreira
broken image

Duas das palavras mais importantes que você usa na sua vida, foram ensinadas de forma conceitualmente erradas, quase invertidas, para você. Não importa agora se debruçar nas razões pelas quais quem lhe educou fez isso - provavelmente porque nem sabia disso e viveram sempre no mesmo engano. O que importa é apenas re-significar os conceitos e seguir em frente com uma visão mais clara e útil.

A primeira palavra importante para olhar aqui é Sucesso. Veja: sucesso refere-se a resultado. O sucesso só pode ser medido; observado; depois do fato, do acontecimento, da conquista; ou da falha. Mas, em qualquer situação, o sucesso é uma medida, ou um retrato, do passado. Qualquer sucesso AGORA, está relacionado a algo que foi empreendido, realizado, ANTES. OK, guarde esse pensamento.

Agora vamos à outra palavra, felicidade. Felicidade não é alegria. São coisas diferentes. Não significa jamais ficar triste. E é uma definição extremamente pessoal. então, vamos usar uma “medida” mais prática de felicidade: "O que te faz feliz é aquilo que, enquanto experimenta, você não quer que acabe, ou, quando acaba, você quer que aconteça de novo.”

Percebe que nesta mesma definição, tão simples e útil, a felicidade é um estado presente? No momento, no agora? A felicidade não é um “pensamento futuro”; é exclusivamente um “sentimento presente”. Na verdade não se pode “planejar” felicidade. Você pode planejar a casa dos seus sonhos - e imaginar que isso vai lhe fazer feliz. Mas vc estará planejando a CASA; não a felicidade. Sentir-se realmente feliz com/na casa, dependerá de muitos outros fatores, inclusive alguns sobre os quais você não tem, jamais teve e jamais terá, absolutamente nenhum controle e que nenhum planejamento poderá ser feito. Se você acha que isso não é verdade, pense por um instante: quando vc considera a casa dos seus sonhos, está pensando num conjunto de fatores, inclusive as pessoas que estão na sua vida hoje. Talvez leve anos para chegar a construir ou comprar a casa dos seus sonhos. E se, por um instante, você imaginar que as pessoas que estão na sua vida hoje, por alguma razão fora do seu controle, não estejam na sua vida daqui a alguns anos? Percebe que, embora vc possa planejar algo, uma casa, ou uma situação; não existe nenhuma possibilidade real de você planejar como estará se sentindo no futuro?

O fato é que as pessoas passam a vida pensando que precisam lutar pelo sucesso, como se ele fosse um MEIO para chegar à FELICIDADE. E isso está completamente errado, é um engano absoluto; quase uma inversão absoluta. O sucesso não é um MEIO. o sucesso é um conceito; uma medida, que se refere a RESULTADO.

Agora, repare no seguinte: alguém que passa a vida fazendo algo que nào gosta, não lhe completa, não lhe preenche ou realiza (ou seja, não te faz sentir FELIZ ENQUANTO VOCÊ FAZ) pode eventualmente alcançar um grande resultado financeiro. Mas: terá desperdiçado a vida fazendo algo que não lhe preenche, em busca de um resultado que jamais poderá GARANTIR a felicidade no futuro - até porque a felicidade é um estado PRESENTE.

Já a concepção inversa, é completamente diferente: alguém que passe a vida fazendo aquilo que ama; que lhe preenche e realiza, estará se sentindo FELIZ a cada dia, no momento presente. E se você faz o que ama, quer fazer mais vezes, mais dias. Você se dedica naturalmente, justamente porque aquilo lhe faz feliz; e normalmente é algo que você faz bem, e, fazendo muito, tende a fazer melhor a cada dia.

Bem, é apenas lógica básica imaginar que algo que você faz bem, quer fazer muito, e deve fazer cada vez melhor - é obviamente algo que tem as MAIORES chances no mundo de lhe trazer bons resultados - inclusive financeiros. Embora isso não seja uma coisa GARANTIDA; entenda esse ponto fundamental: NADA é. Não existe certificado de garantia na vida.

Cada dia é uma caixa que você abre, sem saber o que tem dentro. Pode conter as experiências mais maravilhosas que você terá na vida, pode conter algo terrível. Mas o que não contém, jamais, em tempo algum, é um certificado de que você vá viver mais X anos; ou que quem você ama estará ao teu lado pelos próximos 3 anos; ou que sua saúde estará perfeita daqui a 6 meses.

Assim, faz muito sentido, inclusive lógico; focar naquilo que lhe faz FELIZ, como sentimento PRESENTE; justamente para aumentar as suas chances de ter um bom RESULTADO futuro que, eventualmente, você possa um dia chamar de Sucesso.